15/09/06

Uma Verdade Inconveniente

Al Gore, ex-candidato Democrata às presidenciais norte-americanas de 2000, entrou nos últimos dias, pelas nossas salas adentro com uma apelativa e pedagógica selecção de imagens do filme ´Uma Verdade Inconveniente´.

O filme tem um objectivo claro: é mensageiro de uma campanha ecológica. Mas será que fica por aí?

Gore, com certeza que foi inteligente ao utilizar este meio de comunicação global, mas sobretudo pela escolha do tema trazido a debate, que sendo do interesse comum também é actual e preocupante, toca a todos e não divide ninguém – a Ecologia! Porque senão vejamos: se Gore optasse pela via do debate de ideias - democratas vs republicanos - para chegar novamente à casa dos norte-americanos, seguramente que não teria tanto sucesso como o que está a ter.

Assim, já se percebeu que pretende chamar a atenção dos cidadãos para si, ou melhor, do eleitorado norte-americano em óbvia antecipação a uma candidatura às eleições de 2008.

Mas, o surpreendente nesta acção teatral política, não é a acção em si, nada de novo ver um ex-candidato de olhos postos na Casa Branca, é surpreendente sim, o instrumento utilizado para a apresentação de uma mensagem neste novo conceito do exercício político: o objecto de um filme que mostra uma sequência de conferências ecológicas, onde Al Gore se apresenta como um verdadeiro profissional da comunicação, deixando na sombra a imagem cinzenta que se guardou do vice-presidente nos anos doirados de Clinton, que projectaram durante 8 anos, a sua sombra sobre o n.º 2.

Al Gore à frente daqueles ecrãs com imagens em movimento, fotografias marcantes, num ambiente dinâmico e sofisticado, tem um desempenho que impressiona, e que demonstra a sua versatilidade como político e comunicador. Esta última faceta desenvolvida nos últimos anos é que lhe irá garantir, potencialmente, a eficácia para lhe abrir as portas à candidatura por parte dos Democratas. Alguma eficiência já se notou, falta agora o resto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Já estreou nos Estados Unidos há alguns meses.

Globe.

Anónimo disse...

Amigo Victor!

Obrigado pela visita ao meu blog! Gosto sempre de receber visitas de conterraneos! Assim se encontram dois blogs de Viseu!
E gostei bastante de cá vir. A temática deste blog está bastante interessante! Voltarei cá mais vezes!

Para já vou fazer referência a este blog pela sua preocupação com este assunto.

Um grande bem haja!

Victor Figueiredo disse...

Grato pelas simpáticas palavras.
Bem haja.