04/10/06

Os Amish


Esta semana, por trágicos motivos, sucedeu às comunidades Amish aquilo que estas mais receiam: serem notícia aos olhos do mundo.
O mundo voltou então a recordar os Amish, como aqueles que vivendo em território norte-americano, renunciaram a toda a tecnologia desenvolvida desde o início do séc: XVIII, subsistindo somente da agricultura e o artesanato.

Desligados do que os rodeia, suspensos no tempo como se levassem a preceito a mensagem de Eça em "A Cidade e As Serras", sátira ao culto da máquina e da tecnologia, uma comunidade Amish da Pensilvânia, viu na passada segunda-feira, a paz e a disciplina rotineiras, serem quebradas por um motorista ao entrar numa escola e fazer 11 reféns femininos. Cinco foram mortas, para a seguir o autor se suicidar.

Vem ao caso um filme já antigo, e que faz um excepcional retrato destes grupos Amish: “A Testemunha”, com Harrison Ford na sua melhor forma, em meados dos anos 80. A história tem início numa estação ferroviária de uma grande cidade, onde uma mãe e o pequeno filho, ambos Amish, num ambiente estranho ao da sua fechada comunidade, apanham um comboio para outro destino. O rapaz ao utilizar a casa de banho, quando menos espera, assiste no interior como única testemunha, a um brutal homicídio. Harrison Ford surge como o investigador policial, e vem a descobrir no local, sinais da presença de mais alguém para além dos actores do crime. A narrativa começa então na busca dessa testemunha, levando-nos a conhecer o fascinante e oculto mundo dos Amish, com todas as suas tradições e costumes, num clima de uma sociedade rural em coexistência pacífica, cultivando religiosamente entre outros valores, a fraternidade e a humildade, rejeitando o individualismo.

Por mais voltas que se dêem para entendermos as causas dos Amish, conclui-se que é também por esse pacifismo e segurança contra as agressões de uma sociedade violenta, que estes escolheram um modo de vida de recolha circunscrita. Não deixa por esse motivo, de suscitar estranheza e perplexidade que um dos mais horrendos crimes em estabelecimentos de ensino nestes últimos anos, tenha agora sido praticado numa escola Amish.
Estará alguém a salvo destes pequenos monstros da sociedade? Pueril pergunta…
O filme? "Excelente" ocasião para o rever.

Sem comentários: