27/08/06

Contos não-inéditos na Sé de Viseu

Ontem, na Sé de Viseu, tive a honra de participar como um dos patronos, na cerimónia religiosa de um casamento.
O interior manuelino da catedral continua irrepreensível, pensava eu alegremente enquanto a noiva não chegava. Mas quem acabou por chegar foi o inenarrável e excelentíssimo Cónego, que se fez ouvir, à entrada do altar-mor, pelos seus brados em defesa da boa pontualidade e dos compromissos que tinha.

O sr. Cónego ignorou, por instantes, que estava na casa do Senhor, e fez dela sua casa ao lembrar que tinha legitimidade para anular, sempre que entendesse, a cerimónia e transferi-la para a igreja da Misericórdia.
Não ocorreu ao sr. Cónego, a solenidade e dignidade da ocasião bem como os mandamentos do Senhor?

A missa e o sermão do sr. Padre vieram a seguir. Foram interessantes. Falou-se em caridade, amor, entrega e sofrimento. E eu lembrei-me da fervorosa obra de Nietzsche que apontava, e aponta, o dedo à piedade e ao que ela conduz.
Mas logo a quis esquecer quando na sala de trás fui cumprir, de caneta na mão e a carteira na outra, as minhas obrigações de patrono.

Obrigado sr. Padre, pela tolerância e pela virtude de não ter sido contaminado pelas exaltadas palavras do sr. Cónego. [postal palmado daqui]

6 comentários:

Anónimo disse...

Penso que sei quem é esse Cónego. Foi o mesmo que à uns anos atrás quis batizar, crismar e eu sei lá que mais, a minha filha que tinha então 7 anos. Penso que é um dos que faz muito para que cada vez menos pessoas frequentem as igrejas.

Victor Figueiredo disse...

Pois, deve ser a mesma entidade eclesiástica!
É verdade isso que diz.
Eles esquecem-se que há muito mais para além da igreja.

Eva Lima disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Eva Lima disse...

Será aquele sr. cónego que também conduz as "ovelhas" em Gumirães?
É de fugir!

Victor Figueiredo disse...

Francamente, não sei! Apenas o conheci em plena actividade na Sé.
Se é de fugir, é bem provável que seja o mesmo.

Anónimo disse...

gosta muito da eurocaridade...