24/10/07

O Sétimo Selo, José Rodrigues dos Santos

Na oportunidade é que está o ganho”.
Esta é a fórmula que se aplica a José Rodrigues dos Santos. Significa que, consoante a actualidade do tema ou a lacuna na divulgação histórica, assim vai JRS debitando os seus romances e colocando Tomás Noronha nas rédeas dos acontecimentos.
De JRS li apenas o “Codex 632”, onde Tomás, perito em criptanálise e línguas antigas, é o personagem central. O mesmo Tomás cuja especialidade lhe dá entrada garantida em códigos e enigmas danbrownianos, é o protagonista de “A Fórmula de Deus”, um romance que calca a física, a cosmologia e a matemática, e vai agora até ao frio embrenhar-se na temática das mudanças climáticas, calcorreando a meteorologia, a geografia e a climatologia. Será certamente um multifacetado e versátil “Indiana Jones” dos nossos dias que teve de dar corda às sapatilhas, este Noronha.
O que reserva o próximo ano?
A que especialistas irá JRS bater à porta, que polémicas irá abordar?
Sucede que a piscadela de olho à Espanha e à Itália, e ao mercado da América Latina, implica um afastamento gradual do nosso cantinho nas histórias que JRS irá contar para o futuro. Implicará também um afastamento dos leitores nacionais, utilizadores de transportes públicos (e não só), os tais que fazem o grosso das vendas?
No entanto, não convém esquecer: romance, paixão, aventura, suspense e sexo, com pinceladas próprias, todos sob um manto de actualidade onde pulula a tecnologia. Ou então, de 3 em 3 anos, converter a urdidura num romance histórico que tape o buraco não preenchido pelos romancistas, sobre um capítulo da nossa história.
As referências a Michael Crichton e John Grisham estão aqui justificadas. Eis o techno-triller nacional.
Deixo a esse propósito, um link interessante sobre Michael Crichton e a novela "State of Fear".

1 comentário:

Anónimo disse...

Conheces o BookCrossing?
Se não, vai dar uma vista de olhos a
www.bookcrossing.com e a
http://bookcrossing-portugal.com
que acho que foi feito para ti.
E depois diz qualquer coisa, sim?