27/10/06

Se isto é rigor nas SCUT´s, vou ali e já venho…

No site do Ministério das Obras Públicas foram colocados os critérios que ditam a manutenção (ou não) das SCUT, nomeadamente na via do Infante. A justificação dada, pseudo-técnica - pois não consigo fazer outra leitura -, refere que a viagem por auto-estrada, Lagos-Espanha, demora 1h10, enquanto que pela nacional 125 demora 2h17. São, em minutos, 70 para a auto-estrada e 137 para a nacional 125.
Dos critérios a cumprir para a permanência da condição de SCUT (sem custos para o utilizador), para além de um PIB regional inferior a 90% do PIB nacional, o tempo gasto na estrada alternativa – a nacional 125 – teria de ser superior em 140% do tempo gasto da auto-estrada. Ora, 140% de 70 são 168 minutos, que é um limite muito acima dos 137 minutos que leva a fazer Lagos-Espanha via nacional 125.

Conclusão: por estes critérios, a nacional 125 é alternativa à via do Infante devendo por isso ser paga, o que me leva a crer que aos olhos do Ministério das Obras Públicas, e a Sócrates que foge a uma promessa eleitoral, somos, claro está, uns “parvinhos” que para aqui andamos; e os autarcas do Algarve mantêm-se caladinhos - como interessa, aliás!

Posto isto, ontem o governo deu sinais de recuo na decisão (devido ao protesto de alguns autarcas nortenhos), argumentando que vai encomendar novo estudo baseado com contagens de tráfego "in loco". Pelos vistos os primeiros estudos foram feitos de "avião", ou melhor, em "secretária de gabinete" para manter o lustroso sapatinho de luva longe da lama e do pó.

Bem, isto é mais uma patranhazita, às quais o vulgo já está habituado, seja o governo do PS ou do PSD. Adiante. Remeto o resto do post para a célebre caricatura de Rafael Bordalo Pinheiro -" …, o que muda são as moscas".

4 comentários:

Anónimo disse...

A questão que subsiste é onde é por onde é que anda a oposição?
O PSD não se encolhe mais porque Marques Mendes é um encolhido por natureza, no CDS toda a gente berra e ninguém tem razão, à esquerda s´´o se vêm lunáticos a pregar pergaminhos dos anos 20 do século passado!

Novamente, onde é que anda a oposição, que permite largas aos ministros de Sócrates.

Veja-se esse notável do Manuel Pinho, acabou com a crise e ressucitou-a, este Teixeira dos Santos e as suas experiências na pasta das SCUT´s, para nem falar do outro sec. de est. que veio dizer que a culpa do aumento em 16% da factura da EDP, era culpa do consumidor!

Anónimo disse...

Nem com recurso às caricaturas de Rafael Bordalo Pinheiro é estimulada a oposição.
O "flopes" faz falta.

ZT

Victor Figueiredo disse...

caro Anónimo:
Nessa questão da oposição o Sócrates nem sabe a sorte que tem...
obrigado pela visita.

Victor Figueiredo disse...

ZT
Lá oposição sabe ele fazer!
Um abraço
Victor