23/10/06

Números e fórmulas

Por falar nas fórmulas e ciências exactas. Estas, as fórmulas, têm números, constantes e incógnitas. Por ex: para determinar o perímetro de uma circunferência, multiplicamos duas vezes o raio pelo fascinante número PI, que como sabem, de exacto pouco tem. Pi, traduz a relação constante entre o perímetro de qualquer circunferência e o seu diâmetro=3,1416…
E o número Phi? O maravilhoso e enigmático número Phi? Lembram-se da série de Fibonacci, uma sequência cujo número seguinte é o resultado da adição dos dois anteriores! 0,1,1,2,3,5,8,13,21,… fabuloso!
Phi, é retirado dessa sequência, ficando-se com uma ideia do correpondente valor ao dividirmos o número posterior pelo anterior (21/13 por ex.), representando uma constante de crescimento da sequência do matemático italiano. [ler mais em baixo]

Mas o mais deslumbrante está na divina proporção a que este está associado. Pois é! Foi Leonardo Da Vinci que adiantou tal tese. O mesmo que nos esgotou a paciência estes últimos tempos. Mas, experimentem medir o corpo da cabeça aos pés. Depois meçam do umbigo aos pés.
Experimentem fazê-lo também, medindo o rosto da testa ao queixo. A seguir meçam da testa à ponta do nariz! Nessas duas situações, ao dividir o valor maior pelo menor, qual o resultado?
1,618(+/-)…a divina proporção; a proporção áurea; o número de ouro. Ora aí está! :)
A sequência de Fibonacci é um dos códigos que Dan Brown engendrou para o enredo cativar.
Onde é que José Rodrigues dos Santos, jornalista/escritor, quererá chegar e que caminhos pretende percorrer com este "A fórmula de Deus"?

Sem comentários: