03/08/06

Serviço Nacional

Ontem, quarta-feira, vi num canal televisivo novamente noticiado de forma excessiva - como se fôssemos ficar mais sensíveis aos nossos deveres como cidadãos - o estado de alerta amarelo para a maioria dos distritos.
A peça demorou um bom tempo a passar, e nela os arautos tanto da protecção civil como do governo, em tom grave, anunciaram o inferno vermelho em que se poderão tornar algumas das nossas matas nos próximos dias.

Para quê? Tanto mais numa linguagem técnica que a uns até aborrece, mas que a outros espevita e desperta… (só espero que sejam poucos ou nenhuns).
Para o público em geral, penso eu, não interessa a previsão técnica sobre do risco de incêndio por concelho, ou até o estado de alerta dos serviços de prevenção, venham estas informações da boca dos sisudos senhores da protecção civil ou do gracioso ministro da administração interna. Esta informação interessa que seja difundida pelas Câmaras, pelos seus Gabinetes florestais, Corpos de bombeiros e Equipas de prevenção e combate; esses sim, os únicos a quem importam esses conteúdos, seguidos naturalmente de instruções.

As cores, os gráficos, as percentagens, não nos servem de nada, a nós. Relevante só mesmo aquilo que a meteorologia nos noticia diariamente, onde já se inclui a humidade, também ela importante.

Por exemplo, para amanhã na folha informativa do SNBPC para o concelho de Viseu, anuncia-se o seguinte:

- do mapa de classes de riscos de incêndio, Viseu está no grau 5 (máximo)… (eh pá!)
- da observação do dia e previsão, prevê-se subida da temperatura em especial a máxima, as temperaturas mínimas deverão subir acima dos 20º. A humidade estará entre os 25 e 50%. O vento será fraco a moderado (10 a 25 Km/h), soprando do quadrante leste.
- O estado de alerta é amarelo... (eh lá!)

Se hoje à noite nos jornais das 8 forem dadas estas informações por várias vozes, quais são de facto as que interessam? Naturalmente as meteorológicas, que se incluem no mesmo jornal quando este encerra...; por isso para quê tanto alarido e publicidade, até parece que querem dar nas vistas e acordar alguém.

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