14/07/06

Magnífico Edifício

Quando me falaram da intervenção a que foi sujeito edifício que alberga a praça de touros do Campo Pequeno, erigido em 1892, nunca no meu horizonte esperava que fossem colocar um espaço comercial sob as suas fundações, nem tampouco remover o solo à sua volta, em coroa.
Este tipo de obras são tecnicamente muito complexas porque são feitas sob a constante ameaça de alteração do desempenho estrutural do edifício existente. As técnicas utilizadas na contenção de terras, têm que contar com o imprevisível comportamento dos solos de fundação, pois estes passaram décadas a fio, comprimidos, e de um momento para o outro, com esta escavação para as caves, cessou a sua compressão, originando eventual falta de apoio nas fundações.

É, por estes aspectos, uma magnífica obra de engenharia, que exige um planeamento extremamemte exigente em articulação com a equipa de arquitectura, ou seja, todo o estudo seja ele arquitectónico ou de engenharia, terá que ser feito a montante em estreita colaboração. Posteriormente, durante a obra, no fundo o que interessa, todos os trabalhos de contenção periférica de terras, são importantíssimos, de forma a cumprir as premissas do projecto previamente concebidas, observando simultaneamente, todas as regras de segurança para um prazo estabelecido pelo dono da obra, que com certeza deve ser curto.


Mais um edifício da envergadura do "Atrium Saldanha", que com certeza não passará despercebido ao Prémio Secil.

Sem comentários: