14/07/06

As Férias com um Livro


Ajudem-me a evitar esta conversa:

(…) Enquanto se ajeitam as malas no porta-bagagens, vejo uma malinha extra, daquelas de mão, e pergunta-se:

- para que é mais uma mala?

- são os livros...! sabes como é, leva-se um carrego e só se lê um ou dois.

- pois, percebi…já devíamos saber que o tempo que pensamos ter para ler é uma treta. Ele é os miúdos, é a piscina, é o sol, é a areia, são os ralos que não se calam, são as cigarras, é o peso do livro que escorrega das mãos cheias de creme…enfim só mesmo à noite, e à noite estamos estoirados e a sede e a preguiça apertam, e não vamos ter leituras tão diferentes daquelas que temos ao longo do ano. Que mania, pá! (…)

Apesar do que se diga ou do que se pense, nas férias há sempre um pouco mais de tempo sobrante para leituras. Por isso, e por se saber que vai haver tempo para colocar muitas leituras em dia, e que amargamente julgamos que já deviam ter sido feitas, os livros para férias têm que ser bem seleccionados, e os critérios passam pelo seu peso e volume, e pela sequência coerente do que andamos a ler.
Voltando às escolhas, como tiro de última hora, mesmo não estando na foto, coloco ainda nas possibilidades o velho Henry Miller com "Os Livros da minha Vida". Li umas páginas na Livraria da Praça, onde este escrevia, entre outras coisas de interesse, o seguinte "Qualquer pessoa com a barriga cheia de clássicos é um inimigo da humanidade.

Calma Niño, calma

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa estadia, descansa muito e fica-te pelo Miller que não ficas mal, garanto-te.
Abraço
.
Luís do teatro

NLivros disse...

Lol
o teu texto tem muito de verdade, pois também eu dou comigo a seleccionar livros para férias e no fim chego à conclusão que leio muito menos nesse período do que nos restantes meses.
Mas dá sempre um certo gozo.
Umas excelentes férias e, de facto, estares com Miller é estares na paz dos anjos.
;D
Um abraço
Nuno

Victor Figueiredo disse...

Eheh, obrigado, e um abraço.

Victor Figueiredo disse...

Pois, temos que nos desenganar ao crermos que a altura é propícia para grandes leituras, mas não é bem assim. E então quem tem "fedelhos", pior ainda!
Quanto ao Miller, se tu o dizes, acredito. Mas já já me decidi!
Obrigado e um forte abraço
:)
Victor