06/07/07

Paris Je T´Aime (Snow Patrol - Open Your Eyes)

Nos últimos tempos, não vi melhor vídeo que captasse a essência ou o verdadeiro espírito da vida parisiense dos anos 60, como o da foto. Neste vídeo dos Snow Patrol, rodado ao crepúsculo parisiense, por alguém nos anos sessenta, somos colocados dentro de um carro percorrendo as artérias da cidade-luz, onde os elementos dominantes são as fachadas que passam umas atrás das outras, gravando na memória imagens instantâneas, como clarões, esbatidas da velha, mas elegante Paris, enfeitada por carros de boa memória que marcaram uma época ; elas estão lá, nós sabemos quais são, Simcas, Citroen´s bocas de sapo, Peugeot´s 404, dois cavalos, pulvilhados por pombas que levantam voo à nossa passagem. Enfim, pedaços de uma França aparentemente perdida no tempo que nunca mais se há-de reaver, de onde só restam ecos da revolução de 68, desse Maio, vivo e imortalizado na memória de tantos franceses.

A contrastar a música é tipicamente britânica, mas para mim as imagens foram fortes demais, ficando a melodia, naquele ritmo frenético, arremessada para um segundo plano. Só me agarrei aos que os olhos viam, transportando-me por um breve período para o filme de Bertolucci - Os Sonhadores. Quem ainda se lembra? Quem viu esse filme e dele não se lembrar, digo com convicção que os verdes anos, os da verdade e da ilusão, para esses, não contam. Uma juventude que não conta é prenúncio de uma vida cinzenta que não colhe.
A propósito: um filme: Paris Je T´Aime, estou em pulgas para o ver.

Este vídeo, no final, arrebatou-me. Recorro também a lembranças do Fabuloso Destino de Amélie. A escadaria do Sacré-Coeur como fundo, a vista de topo sobre a cidade envolta na bruma das 6 da manhã, e um rendez-vous : "C´était un rendez-vous avec une jeune fille française". (Foi um clarão de luz na madruga. Recuei eu também, alguns anos para a minha Coimbra, para a irreverência, a academia...)

Sem comentários: