19/02/07

All Stars - Rádio Macau, GNR, Xutos & Pontapés e Rui Veloso no pavilhão Atlântico

Penso que o espírito deste evento, realizado no dia 17, seria colocar no mesmo palco, e neste caso um tão especial como o do pavilhão Atlântico, as grandes bandas ou os grandes nomes do rock e do pop português que começaram a escrever a história da música moderna no nosso país, a partir do início dos anos oitenta.
Jorge Palma é um resistente com uma longa carreira. Embora o aprecie pouco, reconheço que fez muito pela música portuguesa, dentro e fora do país. A ele associo sempre, e apenas, a canção "deixa-me rir", que foi um grande sucesso. A sua inclusão neste espectáculo, está mais do que justificada.
José Cid, independentemente do reconhecido mérito que possa ter, é anterior a esta fornada. Seja ele a "mãe" ou o "pai" do rock português, o seu estilo está desenquadrado deste lote e deste espírito.
Agora, porque razão este nome: Pedro Abrunhosa - com início em 1994 - sem incluir os Delfins? Uma banda ainda no activo, com 9 álbuns editados desde 1987, e um primeiro single em 1984?!
Como é que se pode omitir este emblemático grupo que é parte importante da história do pop-rock português? O que é que os fãs têm a dizer desta opção? Quer gostemos, quer não, ainda existe bastante público que gosta dos Delfins e que com eles cresceu durante as décadas de oitenta e noventa, e muitos serão seguramente, leitores da Visão - revista que deu a cara pela organização do "megaconcerto", e o apelidou como "o concerto das nossas vidas".
E as vidas desses leitores Visão, não contam? Não há lugar para os Delfins nos "all stars" nacional?

2 comentários:

Nevrótica Aluada disse...

Sem dúvida os Delfins têm um lugar de destaque na História da música portuguesa, apesar do seu declínio involuntário e criativo.

Mas, na minha óptica, o concerto da minha vida, sobretudo dos 80's portugueses, seria com a presença dos Mão Morta, Pop Dell' Arte e dos TAXI.

V.F. disse...

E esse espectáculo visto, ao vivo, no Rock Rendez Vous, seria ouro sobre azul!

Já agora mais duas recordações: Heróis do Mar e Sétima Legião...