20/10/06

Platão ou Prozac, a escolha é sua

Deparo-me com este título na Sábado de 19/10: "Platão pode ser mais eficaz que Prozac".

"Lou Marinoff, filósofo, acha que uma consulta de filosofia é melhor do que um antidepressivo - ajuda a ultrapassar um divórcio ou a recuperar alguém que se sente infeliz. O professor, com milhões de livros vendidos, vai estar em Portugal este sábado."
Segundo este filósofo, qualquer indivíduo tem uma filosofia de vida, só que esta está adormecida. Por outras palavras: em cada um de nós existe um filósofo cuja actividade muitas das vezes se encontra reduzida, ou mesmo nula. A função deste senhor é despertar esse filósofo através da literatura filosófica, com iguais resultados de psicólogos e psiquiatras. Claro que numa depressão mais grave o médico é a decisão acertada.
O exemplo dado para uma ajuda é lendo Schopenhauer. Pois! Para os portugueses deve funcionar mesmo...! Esse pessimismo, essas ideias de Schopenhauer sobre sentimentos que se encontram bem mais abaixo do que o do português médio..., para depois reconhecermos que não somos assim tão pessimistas...! Não são os portugueses que procuram um "salvador", aquela entidade providencial de contornos paternais que lhes deite a mão para sair do sufoco? A bonomia de um Guterres? A placidez de um Sampaio? Não em parece que Lou Marinoff colha por cá grandes adeptos!
Uma coisa o homem quer elucidar: há filósofos por essa história adentro cujas teorias ajudam a combater todos os males!
Qual será o pensador que ele recomenda para superar este deprimente estado da nação? - para tal maleita nem um Nietzsche... :)

1 comentário:

Nevrótica Aluada disse...

Duvido que isso pegue por cá, em Portugal o efeito é contrário, a “Filosofia” adoptada pelo Governo e pela sociedade leva sim ao prozac ou ao vallium e, falando de Filosofia no nosso ensino é uma disciplina vista como aborrecida e um alvo a abater. Além disso, se os portugueses começam a ler filósofos passam a ser demasiados inteligentes e a usar a massa encefálica, a despertar para a realidade e isso é notoriamente mau para muitos...