07/08/06

Guerra entre Israel e o Líbano (ou o Hezbollah?) – P/ memória futura

Esta série de links que abaixo estabeleço, mostra a opinião de alguns cronistas e escritores em jornais e blogs, e expõe também alguns arquivos sobre a história em blogs pessoais, que porventura permitirá compreender melhor o que ocorreu a montante do actual confronto - cujo rastilho foi o rapto dos 2 soldados israelitas a 12/07/2006 (!) - desde a intervenção da ONU, na formação do estado de Israel em 1948, até à data do presente post. Não pretendo, pela ordem que estabeleci, qualquer tomada de posição quanto ao conflito, quero sim reunir informação para uma melhor e mais apurada compreensão do que se passa em torno deste.

Anti-semistismo e Anti-americanismo
abrupto.blogspot.com
jn.sapo.pt ( Francisco José Viegas)

A visão da esquerda com Miguel Portas

3 comentários:

Anónimo disse...

Já agora que fazem o favor de mencionar o Altybonsom/internacional, tomo a liberdade de sugerir uma visita a este:http://palestinusurpada.blogspot.com/

Denunciar a opressão a que está sujeito o povo palestino, cativo e expulso na sua própria pátria
...
VISITAR O BLOG
http://palestinusurpada.blogspot.com/
A usurpação da pátria Palestiniana com desrespeito por tudo aquilo que é a legalidade internacional e a dignidade humana é das situações que mais gritantemente se agita, na actualidade, por sobre a consciência de toda a humanidade.
...
O bloqueio informativo patrocinado por processos sofisticadíssimos e muito poderosos, e uma sistemática falsificação da história, exigem a cada cidadão do mundo uma tomada de consciência, da qual fará parte o dever de passar palavra e de dar testemunho.
...
Notamos que é manifesta a escassez de meios de informação de base, resumos acessíveis a respeito deste tema com o necessário sentido de justiça e de cultura humanista.
...
O aparecimento duma linhagem de "novos historiadores" israelitas e de grupos pacifistas fortemente organizados e com elevada formação cultural quer em Israel, quer nos EUA, têm sabido de forma particularmente expressiva desmontar e desmascarar os processos do sionismo belicista e racista, que presidiu à constituição artificial do estado de Israel, no fim da 2ª Guerra Mundial, com os mais inconfessáveis propósitos de limpeza étnica e recurso deliberado a comportamentos de agressividade radical.
...
Pela forma clara e metódica como se apresenta, resolvi traduzir um trabalho importantíssimo sobre as origens do conflito que merece uma leitura cuidada e completa.
Tem por outro lado o imenso interesse de ser "uma obra colectiva", construída essencialmente à base de citações duma grande variedade de autores, judeus norte-americanos ou israelitas.
...
Trata-se do livro:
...
"The Origin of the Palestine-Israel Conflict "
colhido junto da organização de judeus Norte Americanos QUE NÃO CONCORDAM COM O BELICISMO NEO-NAZI-FASCISTA DO GOVERNO DE ISRAEL!!!...
...
"If Americans Knew"
...
Publicado pela organização :
Jews for Justice in the Middle East
...
ESTÁ PUBLICADO NO BLOG
http://palestinusurpada.blogspot.com/
...
TRABALHO SÉRIO E MUITO BEM DOCUMENTADO. PARA LER E DIVULGAR

Victor Figueiredo disse...

Caro Bloguista:
Um bem-haja pelo link fornecido!
cumprimentos

Anónimo disse...

This is very interesting site... »