07/07/06

Publicidade enganosa (ministro António Costa)

O ministro da administração interna está satisfeito. Faz referência à diminuição de área ardida para este ano - 7000 hectares - o que representa 5 vezes menos que o ano passado em igual período (1 janeiro-30 de Junho). O ministro justifica estes números com o sucesso das medidas implementadas na prevenção e combate a incêndios.
O seu discurso omite, obviamente, a contribuição das condições atmosféricas para este cenário pouco favorável a incêndios florestais. Esquece-se também que “o tempo” é o tema mais batido nas conversas moles dos portugas. Quem, por isso, dá importância à eficácia da prevenção e coordenação gabada pelo ministro?

Na barragem da Aguieira, numa das simulações com um Beriev 200 - matacão russo de auxílio aéreo - ao ensaiar o abastecimento de água, um dos motores parou, o que o obrigou a largar combustível para recuperar o equilíbrio, originando alguns fogachos na zona. Foi logo conduzido para Monte Real para corrigir as maleitas. Por momentos recordei-me dos Antonov…

Hoje não houve incêndios significativos, pelo menos que envolvessem mais de cinco viaturas. O ponteiro continua no amarelo.
Não esqueçamos que o estado é de graça, no domínio dos incêndios, e o mercúrio nos termómetros vai subir!

1 comentário:

Anónimo disse...

Infelizmente, hoje, como se sabe, no combate a um incêndio em Gouveia ocorreu mais uma tragédia, que envolveu chilenos e um português.
O perigo está sempre à espreita.
O ministro António Costa saiu de Marrocos a correr para o local.
Bombeiro