13/07/06

Hi, Girls and Boys

MASSIVE ATTACK
Gostava de ir a Bristol cumprimentar estes senhores, por tão boa música produzirem em alternativa à corrente da minha habitual antena 3 nas minhas curtas viagens.
Desenjoa, altera-me o estado de alma e o que vejo para além do vidro do carro torna-se diferente. Aliás o desenjoo é o reflexo do carácter alternativo deste som, cujas doses mesmo alongadas acacabam por não cansar, muito pela sua heterogeneidade.

Agora reaparecem em compêndio para assinalar em jeito de “best of” a alma e o percurso do grupo. O projecto, desde 91, reuniu tanto vozes melodiosas quanto outras mais fortes. Algumas assombrosas vozes negras, que reverbam conduzidas pela onda perfeita dos sintetizadores, mais ou menos alucinantes, na direcção do nosso interior, abstraindo-nos em longos e íntimos momentos, olhando sem ver, cá dentro o nosso eu.
Por exemplo Man Next Door foi dos temas que mais me marcou no álbum Mezzanine de 1998. O tenor jamaicano, Horace Andy, ajeita a voz e evolui sem concessões à indefinição onde muitas das vezes se confunde a parte vocal com a instrumental. Desmerecendo qualquer percussão mais forte, a entoação da sua voz acaba por compor um quadro acústico de fortes traços, do qual é difícil sair. É pena este tema não constar.
Mas constam outros como Teardrop com a voz de Elizabeth Fraser (Cocteau Twins), algo celeste que não parece deste mundo. A voz perfeita para uma música invulgar.
Unfinished Sympathy cantado por Shara Nelson, a grande bandeira que esvoaça para sempre, bela e distinta, até no mínimo decibel audível contagia, excita, alegra, angustia, mas permanece.
Ainda teremos ocasião de ouvir Tracey Thorn dando voz em Protection, para quem gosta de a ouvir para além dos Everything But The Girl.

1) Safe From Harm
2) Karmacoma
3) Angel
4) Teardrop
5) Inertia Creeps
6) Protection
7) Butterfly Caught
8) Unfinished Sympathy
9) Risingson
10) Future Proof
11) Five Man Army
12) What Your Soul Sings
13) Sly
14) Live With Me

Sem comentários: