02/04/11



"No outro dia um amigo levou-me a um dos mais espectaculares lugares que já conheci. Chama-se o Augusteum. Octávio Augusto construiu-o para albergar os seus restos mortais. Quando os bárbaros invadiram Roma, destruíram-no e a tudo o resto. O Grande Augusto, o primeiro grande imperador de Roma! Como poderia ele ter imaginado que aquela Roma, que para ele representava o mundo, um dia estaria em ruínas?

Durante a idade das trevas, os bárbaros entraram e roubaram as cinzas do imperador. No séc. XII foi uma fortaleza, a seguir foi uma praça de touros. Depois disso, um armazém de fogo de artifício. Agora é usado como casa de banho dos sem abrigo, por isso vejam onde põem os vossos pés. É um dos lugares mais silenciosos e solitários de Roma, a cidade cresceu em seu redor durante séculos. Parece uma ferida preciosa, como um desgosto de amor do qual não nos libertamos, porque a dor sabe demasiado bem.
Ao fim ao cabo, todos queremos que as coisas permaneçam na mesma. Aceitamos viver infelizes, porque temos medo da mudança. Que as coisas desmoronem. Depois, neste lugar, olhei em redor, para o caos em que se tornou, para a forma como foi adaptado, queimado, pilhado, até voltar a ser reconstruído e aí senti-me tranquilo. Talvez a minha vida não tenha sido tão caótica. É o mundo que é assim e a verdadeira armadilha é ficarmos ligados ao que quer que lhe pertença. A ruína é uma dádiva. A ruína é estrada para a transformação. Até nesta terna cidade o Augusteum mostrou-me que devemos estar sempre preparados para ondas infinitas de transformação."

5 comentários:

redonda disse...

Também gostei de Eurico, O Presbítero, mas não pude votar por a sondagem estar já fechadaa.

Liz- Blog lunallena.spaceblog.com.br disse...

Olá...chamo-me Liz e gostei do tema o qual o vi citado no filme da Júlia Roberts e também fiz um post (ainda não publicado) sobre as ruínas e transformações. Tem um pouco de mim ali. Também gostei das citaçãoes dos filmes e livros dos quais muitos escritores portugueses. vivo em portugal e tenho um blog bastante modesto, mas acolhedor, caso um dia tenha o prazer de sua visita é lunallena.spaceblog.com.br taçvez possamos um dia compartilhar idéias e amizade. Abraço.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Ya Budu Ebat English Lyrics disse...

This is very informative content. Your help always remember